quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Quanto Vale a Sua Alma?

Quanto Vale a Sua Alma?

A vida que levamos neste mundo está repleta de valores, e são valores legítimos que todos nós devemos resguardar ou ir em busca.

Mas, esses valores precisam ser colocados em uma ordem de prioridade conforme a vontade de Deus e não conforme a nossa vontade.

Precisamos compreender bem como é que Deus quer que esses valores entrem numa escala de prioridade tal, que os principais não venham ser preteridos, deixados de lado, e passemos a dar mais importância aos que nessa escala são os menos importantes.

Precisamos estar bem atentos para não inverter essa escala de valores. E essa inversão é justamente a mola propulsora que faz com que nos afastemos de Deus.

Por exemplo, o trabalho é importante? Claro que é. Com o nosso trabalho ganhamos o dinheiro para o nosso sustento, vestuário, lazer e estudos e são coisas valiosas para qualquer pessoa. Pois, a própria palavra de Deus nos diz que quem não quiser trabalhar então que não coma.

A comida é importante? Claro que é! Mas eu pergunto em que grau de importância essas coisas estão em nossa vida? Na nossa escala de valores será que elas estão disputando o primeiro lugar?

Correr atrás dessas coisas para conquistá-las somente para satisfazer a nossa alma o nosso ego e aos nossos anseios é insensatez. As riquezas deste mundo estão à nossa disposição enquanto estivermos vivendo neste mundo, mas quando deixarmos este mundo essas coisas de nada terão valor para nós.

Então Jesus nos adverte. Para sermos prudentes e usarmos o bom senso. Ele quer que a nossa escala de prioridades comece pelas coisas do reino de Deus. Os valores do Reino de Deus são opostos aos valores deste mundo.

O nosso espírito é na verdade o que somos, o corpo físico é apenas um acessório, que logo vai se acabar, mas o nosso espírito é eterno. Do nosso corpo nós sabemos como cuidar. Sabemos de tudo o que ele precisa para viver bem e confortavelmente, mas do nosso espírito não sabemos como cuidar.

Conhecemos vagamente as suas necessidades. Algumas pessoas acham que ele nem existe! Mas ele precisa de alimento.

Assim como existem alimentos que prejudicam o nosso corpo físico, para o nosso espírito não é diferente. Precisamos alimentá-lo e com boa comida para que ele viva bem. E o bom alimento para o nosso espírito só Jesus Cristo pode dar. Ele é a fonte inesgotável. Então as coisas espirituais passam a ser muito mais importantes em nossas vidas.

Compreendendo isso, começamos a dar muito mais valor às coisas espirituais, sem, contudo, negligenciar os outros cuidados. Essas coisas espirituais são tesouros escondidos que devemos ir atrás deles todos os dias, buscando incessantemente e contando confiadamente com a orientação do Espírito Santo que nos faz compreender que a fonte de riquezas eternas é Jesus Cristo. Então o ganho passa a ser muito maior.

Ganhamos a vida eterna que Jesus nos prometeu, além disso, ganhamos o cuidado especial de Jesus que nos proporciona alimento para o nosso espírito com a verdadeira paz. Portanto, Jesus nos adverte quanto aos valores deste mundo em comparação com os valores eternos.

Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Segundo a avaliação de Jesus, uma vida, uma alma vale muito mais do que o universo. De que adianta ao homem gastar o seu tempo envolvido com o trabalho, estudo, religião, lazer se não levar em conta a seriedade da salvação da sua alma? Jesus mostrou que a realização do ser humano passa pela preferência do reino de Deus.

“Buscai, pois em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus: 6-33”

A salvação e a comunhão com Deus são valores eternos.


Fonte:servepr
Divulgação:Herança de Amor


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...