sábado, 22 de junho de 2013

CRISTÃOS X PROTESTOS X MOTIM

CRISTÃOS X PROTESTOS X MOTIM
O que é Motim?
Motim é uma insurreição de grupos não homogêneos, organizada ou não, contra qualquer autoridade instituída. Caracteriza-se por atos explícitos de desobediência a autoridades ou contra a ordem pública, sendo frequentemente acompanhado de tumulto, vandalismo contra a propriedade pública e privada (lojas, automóveis, sedes de instituições, etc.) e atos de violência contra pessoas. (Wikipédia)

O que são Protestos?
O protesto ou manifestação expressa uma reação solitária ou em grupo, de caráter público, contra ou a favor de determinado evento. Os manifestantes organizam um protesto como uma maneira pública de que suas opiniões sejam ouvidas em uma tentativa de influenciar a opinião de outras pessoas ou a política do governo, ou podem empreender a ação direta tentando, elas mesmas, decretar diretamente as mudanças desejadas. (Wikipédia)

Cristãos podem participar de protestos?
Vamos entender a luz do evangelho.
A palavra de Deus nos orienta em tudo. Este episódio ou capítulo da bíblia nos mostra como devemos nos portar diante de situações políticas e de extrema vontade de gritarmos e dizermos "Socorro, alguém por favor, faça alguma coisa"!

Vejamos:
Manifestações por mais pacíficas que sejam, na maioria das vezes sempre acabam saindo do controle ou seja, protestos que se tornam motins Porque na verdade o clima gerado é de revolta, e alguns não conseguindo se dominar estravazam e tiram proveito da situação tumultuando o ambiente.
A palavra de Deus nos da o exemplo de Barrabás. Ele estava preso por causa de uma sedição ( motim ) na cidade e também por homicídio. Leia.
E havia um chamado Barrabás, que, preso com outros amotinadores, tinha num motim cometido uma morte. Marcos 15:7

Foi este mesmo Barrabás que o próprio povo judeu (que estava desviado de Deus), num protesto, pediram que soltassem Barrabás e crucificassem a Jesus.
Voltemos agora ao velho testamento, na história da rainha Ester. Hamã disse ao rei Assuero que havia um povo que as leis deles eram" diferentes"das leis dos povos, e tenta convencer o rei que aquele povo deveria morrer. Vejam. E Hamã disse ao rei Assuero: Existe espalhado e dividido entre os povos em todas as províncias do teu reino um povo, cujas leis são diferentes das leis de todos os povos, e que não cumpre as leis do rei; por isso não convém ao rei deixá-lo ficar.
Se bem parecer ao rei, decrete-se que os matem; e eu porei nas mãos dos que fizerem a obra dez mil talentos de prata, para que entrem nos tesouros do rei.
Então tirou o rei o anel da sua mão, e o deu a Hamã, filho de Hamedata, agagita, adversário dos judeus.

A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16Todos nós sabemos que o povo judeu era um povo numeroso, e diante de tal ameaça, uma paralisação, um protesto, seria" ideal " para a ocasião. Mas diante do decreto de morte Ester envia o seguinte recado ao povo judeu.
Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci. Ester 4:16

Ester pede ao povo que ore e jejue por três dias. Ela não pediu ao povo que saísse protestando pelas ruas, mas cada um dentro de sua casa ou onde se encontrasse deveria orar e jejuar para que, quando ela fosse falar com o rei,"Deus" movesse o coração do rei Assuero em favor de Ester e do povo judeu.
Deus atende as orações e ao jejum do povo, e o rei da ouvidos a Ester, não só retira o decreto de morte como também manda enforcar Hamã que havia pedido a morte dos judeus..
Outro fator importante a se considerar, é que, Ester vai sozinha falar com o rei, crendo que Deus estava no controle da situação.
Agora podemos entender porque Hamã diz que as leis" desse povo são diferentes", porque sabemos que Deus e´que está no controle de todas as coisas, e sem Ele nada podemos fazer. As leis de Deus são muito diferentes das leis dos homens. Reivindicar nossos direitos faz parte de nossas necessidades humanas, como cidadãos que somos, mas não precisamos gritar para sermos ouvidos, precisamos sim clamar com os joelhos prostrados no chão. 
É necessário que haja alguém que represente o povo de Deus, assim como Moisés representou o povo quando estava no Egito, e Ester representou o povo diante do rei Assuero.Este representante deve ser coberto por nossas orações e clamores, para que Deus pela sua infinita misericórdia nos seja favorável, como foi com eles.Este representante tem que ser um homem justo, que não seja possuído de ganância. Lembrem-se, Deus abriu o mar para o povo D'ele  passar, quando aos olhos deles não havia mais nenhuma saída. Deus abre porta onde não tem, ainda que está porta esteja  num mar turbulento como o Brasil se encontra. Fiquem na paz de Cristo.
  • A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16
  • Nisto me acharam já santificado no templo, não em ajuntamentos, nem com alvoroços, Atos 24:18
  • Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. 1 Samuel 15:23
  • Clamai, pois, o dia do SENHOR está perto; vem do Todo-Poderoso como assolação.
                                 Por: Rita Roman






0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...