Internet das Coisas
Um mundo em que os electrodomésticos que usamos, as roupas que vestimos, os carros que usamos, pratos que comemos e tudo o resto que podemos imaginar pode ser identificado e monitorado.“Tudo o que consideramos como objecto de interesse poderá ser localizado, identificado, monitorizado e controlado à distância através de tecnologias como a identificação por rádio-frequência, redes de sensores, minúsculos servidores incorporados e colectores de energia – todas elas ligadas à Internet.
"Na prática, estas tecnologias podem levar a uma rápida integração de dados de sociedades fechadas e permitir uma quase constante monitorização de praticamente qualquer coisa", salientou o director da CIA.
Internet das Coisas: saiba o que é e quais são suas tendência
Fonte Imagem: Faber Ludens |
Esse sistema conecta a Internet a diversos objetos que não somente o computador, notebooks, tablets ou celulares, mas também a TV’s, geladeiras, automóveis, entre outros.
Os ambientes inteligentes são responsáveis por realizar tarefas do nosso cotidiano, como por exemplo, verificar o que está faltando na sua geladeira, acessar o site do supermercado e fazer as compras por você.
Basicamente, a Internet das coisas será formada por três etapas:
- Identificação: o sistema precisa registrar os dados de cada aparelho para conectá-los à Internet. Essa identificação acontece por rádio frequência (RFID).
- Sensores: o sistema detecta mudanças na qualidade física dos objetos
- Miniaturização e Nanotecnologia: pequenos objetos com a capacidade de interagir e se conectar à grande rede.
Um estudo da Cisco mostra que, atualmente, já existem mais objetos conectados à Internet do que pessoas no mundo. Em 2020, 50 bilhões de coisas estarão conectadas à Internet.
Como exemplo, o estudo cita uma startup holandesa, a Sparked, que colocou sensores com wireless no gado. Assim, quando um animal está doente ou quando uma vaca está grávida, os sensores avisam o fazendeiro.
Algumas marcas já usam a Internet das Coisas para se manter na lembrança de seus consumidores. É o caso da água Bonafont que criou a geladeira que twitta quando o usuário abre o eletrodoméstico para beber água.
geladeira que twitta |
Segundo o vídeo da Bonafont sobre a geladeira, “Bebemos menos água do que deveríamos. Embora o mínimo indicado seja o consumo de dois litros de água por dia, cada brasileiro toma, em média, 1,2 litros diários. A razão é muito simples: ninguém se lembra de beber água. Principalmente durante o expediente de trabalho.”
A ideia da empresa é que os usuários do Twitter se lembrem de beber água ao ver as publicações, ficando cientes do consumo mínimo recomendado e passem a consumir mais água.
Fonte : RS
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