sexta-feira, 14 de junho de 2013

Como Viver Num Mundo Vigiado Por Olhos Digitais

Internet das Coisas 

Um mundo em que os electrodomésticos que usamos, as roupas que vestimos, os carros que usamos, pratos que comemos e tudo o resto que podemos imaginar pode ser identificado e monitorado.“Tudo o que consideramos como objecto de interesse poderá ser localizado, identificado, monitorizado e controlado à distância através de tecnologias como a identificação por rádio-frequência, redes de sensores, minúsculos servidores incorporados e colectores de energia – todas elas ligadas à Internet.

"Na prática, estas tecnologias podem levar a uma rápida integração de dados de sociedades fechadas e permitir uma quase constante monitorização de praticamente qualquer coisa", salientou o director da CIA.
Internet das Coisas: saiba o que é e quais são suas tendência

Internet das coisas é uma tecnologia que está sendo desenvolvida para que objetos do nosso dia-a-dia sejam criados em ambientes inteligentes, facilitando a vida das pessoas.


Internet das Coisas
Fonte Imagem: Faber Ludens

Esse sistema conecta a Internet a diversos objetos que não somente o computador, notebooks, tablets ou celulares, mas também a TV’s, geladeiras, automóveis, entre outros.
Os ambientes inteligentes são responsáveis por realizar tarefas do nosso cotidiano, como por exemplo, verificar o que está faltando na sua geladeira, acessar o site do supermercado e fazer as compras por você.

                                                  
Basicamente, a Internet das coisas será formada por três etapas:

  • Identificação: o sistema precisa registrar os dados de cada aparelho para conectá-los à Internet. Essa identificação acontece por rádio frequência (RFID).
  • Sensores: o sistema detecta mudanças na qualidade física dos objetos
  • Miniaturização e Nanotecnologia: pequenos objetos com a capacidade de interagir e se conectar à grande rede.

Um estudo da Cisco mostra que, atualmente, já existem mais objetos conectados à Internet do que pessoas no mundo. Em 2020, 50 bilhões de coisas estarão conectadas à Internet.


Como exemplo, o estudo cita uma startup holandesa, a Sparked, que colocou sensores com wireless no gado. Assim, quando um animal está doente ou quando uma vaca está grávida, os sensores avisam o fazendeiro.

Algumas marcas já usam a Internet das Coisas para se manter na lembrança de seus consumidores. É o caso da água Bonafont que criou a geladeira que twitta quando o usuário abre o eletrodoméstico para beber água.

Internet das Coisas  geladeira que twitta
 geladeira que twitta
Segundo o vídeo da Bonafont sobre a geladeira, “Bebemos menos água do que deveríamos. Embora o mínimo indicado seja o consumo de dois litros de água por dia, cada brasileiro toma, em média, 1,2 litros diários. A razão é muito simples: ninguém se lembra de beber água. Principalmente durante o expediente de trabalho.”
A ideia da empresa é que os usuários do Twitter se lembrem de beber água ao ver as publicações, ficando cientes do consumo mínimo recomendado e passem a consumir mais água.

Fonte : RS
Leia TambémVeja o Que a Wikipédia Fala da Internet das Coisas

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...